Depois de uma preparação básica, uma das próximas dúvidas que surgem é: como devo me comportar em uma entrevista?
Não se preocupe com o nervosismo que pode surgir durante essa etapa, pois é completamente normal e os profissionais de recrutamento não irão te eliminar por isso. Até porque, geralmente esse é um momento importante na vida das pessoas, então ficar um pouco tenso é natural.
Mas algumas coisas podem ajudar a te acalmar, como:
- Sair de casa mais cedo, no caso de entrevistas presenciais, ou entrar no link antes do horário combinado e garantir que está tudo funcionando corretamente, para entrevistas online;
- Ter uma boa noite de sono no dia anterior à entrevista;
- Alimentar-se com comidas leves;
- Preparar-se com antecedência.
Um pouco de preparação e planejamento podem ajudar a diminuir a sua ansiedade e te tranquilizar mais.
Mas agora vamos para a entrevista de fato!
O principal ponto nesse momento é ser você mesmo. Parece clichê, mas vamos te explicar o motivo disso ser tão importante.
Se você tentar parecer alguém que você não é, por melhor que você tenha se preparado, a pessoa recrutadora provavelmente irá perceber, pois esses profissionais são treinados para fazerem perguntas certeiras que os ajudam a identificar esse tipo de coisa.
Então, para ser coerente do começo ao fim e não ser pego de surpresa, seja você mesmo! Sem forçar características que não são naturalmente suas.
Outro ponto importantíssimo é demonstrar interesse e empolgação. Você contrataria alguém que parece indiferente à sua empresa? Ou alguém que não sabe contar a própria história de forma interessante? Pois bem, nem as empresas. Então, demonstre paixão pelo propósito da empresa e por sua história!
Mas cuidado com o quanto irá falar em suas respostas. Antes de responder, primeiro pense qual é a mensagem final que você gostaria de passar, para ser objetivo e coerente na sua mensagem.
Fonte: Gupy.io