
O humor na charge é provocado porque a personagem comete um deslize referente a um dos fatores pragmáticos do texto, sendo ele:
a) a intencionalidade, considerando que o deslize cometido pela personagem foi proposital.
b) a informatividade, pois a personagem desconhece a figura de um pássaro, assim como desconhece o símbolo da rede social mencionada.
c) a situacionalidade, já que a situação comunicativa permite facilmente que um pássaro seja confundido com o símbolo de uma conhecida rede social.
d) a informatividade, uma vez que o humor decorre do fato de que ele não conhece o pássaro e faz referência ao símbolo do Twitter devido ao seu desconhecimento de mundo e conhecimento de mídias sociais.
e) a intertextualidade, visto que a personagem propositalmente menciona a rede social Twitter com a única intenção de que o diálogo entre os textos desperte o humor na narrativa.
RESPOSTA
Letra D.
O deslize cometido pela personagem é percebido no fato de não se distinguir um pássaro real do símbolo de uma conhecida rede social, o Twitter. Isso pode ser constatado por meio de uma associação da mensagem ao título “juventude digital”, que denuncia o envolvimento excessivo de crianças e jovens com o meio digital, o que os aliena em relação à vivência de mundo. É, portanto, um desvio quanto à informatividade (considerando o desconhecimento acerca do objeto mencionado) cometido pelo personagem que desencadeia o humor da charge.